quinta-feira, 23 de junho de 2011

Esterilização em Animais! Conheça mais sobre o assunto!



Vantagens da Esterilização 

A esterilização de animais domésticos é um ato de amor, de respeito pelos animais e de cidadania. Uma gatinha ou cadelinha, e seus descendentes não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais. Além disso, a saúde do animal será beneficiada e de todos os moradores da sua cidade. 


Vantagens Para os Machos
 

- Diminui as fugas; 
- Reduz a demarcação do território (xixi fora do lugar); 
- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante; 
- Evita tumores (câncer) testiculares; 
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua; 
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.; 
- Os animais ficam mais tranqüilos e caseiros. 


Vantagens Para as Fêmeas
 

- Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação; 
- Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta; 
- Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas; 
- Evita episódios freqüentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das mamas; 
- Evita cios; 
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua; 
- Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida; 
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. 




Dúvidas Freqüentes     


A cirurgia é cara ?

A castração sai mais barata do que alimentar a fêmea gestante e os filhotinhos que vão nascer, sem contar os gastos com despesas veterinárias (vacinas, vermifugos e exames). Converse com vários veterinários confiáveis e competentes e faça um orçamento, veja se eles dividem, negociem.



O macho castrado não tem interesse pela fêmea?

Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.



A castração deixa o animal bobo? 

Não, o animal ficará mais lento após a castração, se este adquirir muito peso, ou por excesso de alimentação e/ ou falta de atividade, portanto não terá a mesma disposição. Animais adultos diminuem gradativamente a atividade e isto é associado equivocadamente com a castração.



O animal engorda após a castração ? 

O animal pode ter aumento de apetite, mas se a ingestão de alimentos for controlada e o animal continuar com suas atividades físicas normais, o peso será mantido. Quando são castrados jovens, antes de  1 ano de idade, apresentam menos sinais de aumento do apetite e menor tendência de serem obesos. Na maior parte dos casos a obsesidade depois da castração é culpa do dono e não da cirurgia.



Não é bom o animal ter pelo menos uma cria antes de castrar ? 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fêmeas NÃO precisam ter seu primeiro cio ou primeira cria para serem esterilizadas. Ter cria não acrescenta saúde ao animal que poderá ter uma vida saudável sem nunca ter cruzado ou gerado filhotes.
Algumas pessoas querem aproveitar a gravidez da cadela ou da gata para ensinar sobre o “milagre” da vida para seus filhos. Isso seria muito bonito se houvessem lares responsáveis para todos os filhotes. 

Nunca se esqueça que para cada filhotinho que nasce em sua casa, outro está sendo abandonado, sofrendo maus tratos pelas ruas ou mortos nos canis da prefeitura.
Pense nisso! 


CONCLUSÃO: Esterilizar seu animal é um ato de respeito e amor!!!

Fonte: 
http://www.pea.org.br
www.projetohavana.com.br

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PROCURADOR AVALIA A CRIAÇÃO DO GRUPO DE DEFESA ANIMAL EM SP

Fonte: Observatório Eco
PROCURADOR AVALIA A CRIAÇÃO DO GRUPO DE DEFESA ANIMAL EM SP

O deputado estadual Fernando Capez entregou ao Procurador Geral do Estado de SP, Fernando Grella Vieira, ofício solicitando informações sobre o andamento da representação que pede a criação do Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, protocolada no MP em 2010.

No documento entregue esta semana, o deputado destaca a necessidade da criação do Grupo citando casos recentes de maus-tratos noticiados pela imprensa, como o envenenamento de animais em Ribeirão Preto, em SP, a matança indiscriminada de cães no CCZ de Embu-Guaçu, também município paulista, além da denúncia sobre safaris organizados para caçar onças no Pantanal.

 O deputado e o ativista Maurício Varallo, do grupo Olhar Animal, foram informados pelo Procurador de que a proposta já foi encaminhada ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e que a previsão é que até final de junho os procuradores deliberem sobre o tema.

Campanha

A campanha do Olhar Animal pela criação de promotorias de defesa animal começou em fevereiro de 2010, inspirada na tese acadêmica do promotor de justiça em SP, Laerte Fernando Levai, publicada dois anos antes na revista Pensata Animal.

Em São Paulo, o deputado estadual Fernando Capez abraçou a causa e desde então tem promovido as articulações políticas para que o passo inicial seja dado, com a criação de um grupo especializado dentro do MP.

Caso se confirme, a implantação do grupo será um feito inédito no país, constituindo-se no primeiro órgão especializado em defesa dos animais dentro de um ministério público estadual. Com informações da Assessoria.

Apoio

O grupo Olhar Animal pede aos ativistas e simpatizantes da causa que escrevam ao Órgão Especial. Sugerimos uma manifestação simples:

E-mail: orgaoespecial@mp.sp.gov.br

Assunto: Criação do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Animais

Exmos. Srs. Membros do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça

Solicito que seja APROVADA a criação do Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, proposta que ora tramita neste Órgão para a deliberação de Vossas Excelências.

Respeitosamente,

(nome)